Blog criado para auxiliar a elaboração da monografia do curso de Tecnologias em Educação.
HOJE VAI COMEÇAR A TER UM NOVO OBJETIVO
Mostrar um pouco do que tenho trabalhado na sala de aula, sem muito apoio de mídias.



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tenho pensado em desenvolver a monografia sobre o tema:
"Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras"
Mas com enfase na educação infantil. Por enquanto vou ler bastante sobre mídias, tecnologia e Educação Intantil. Para pensar mais um pouco. Segue um resumo que encontrei no site http://www.ppg.uem.br/Docs/pes/eaic/XI_EAIC/trabalhos/arquivos/11-1545-0.pdf


O MUNDO DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A
INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA FORMAÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA
Eliane Macedo Silva (PIBIC sem bolsa), Teresa Kazuko Teruya (orientadora),
e-mail: tkteruya@uem.br
Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Teoria e Prática da Educação
Maringá - PR

Palavras-chave: Mídia-televisiva, conhecimento e formação cultural.

No mundo globalizado do século XXI, a sociedade vive as metamorfoses tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, e na mesma proporção explode o consumismo incentivado principalmente pela indústria da mídia. Esta pesquisa teve por objetivo estudar a influência da mídia na educação infantil. Optamos por investigar o tempo de permanência das crianças na frente da televisão e as interferências que os programas infantis exercem no comportamento dos mesmos. Para coleta de dados empíricos definimos três escolas públicas da cidade de Jussara no estado do Paraná para realizar as observações na sala de aula, com o propósito de analisar o comportamento dos alunos e as informações trazidas pelas programações da televisão, bem como, avaliar as ações dos professores em relação à inserção dos televisores no contexto escolar. Para identificar as influências da mídia realizamos diálogos com nove crianças que possuíam realidades sócio-econômicas diferenciadas. Resultado. Constatamos que a programação televisiva é interpretada de forma contraditória, pois as explicações variam de acordo com o universo cultural ao qual a criança pertence. Desse modo, os
professores não podem ignorar as experiências e as informações trazidas da vivência fora da escola, porque a fantástica telinha da televisão contribui para a formação cultural da criança. Nessa perspectiva, propomos não censurar, mas aliar a programação da televisão às atividades desenvolvidas na sala de aula, entretanto, os docentes devem ter consciência de que as informações transmitidas pela televisão estão impregnadas de valores estéticos, éticos e morais que atuam no comportamento infantil. Para que a mídia televisiva atue no desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças é necessário uma discussão mais ampla e crítica de suas mensagens.

Um comentário:

  1. Interessante esta pesquisa. Certamente trará bons subsídios para sua temática.

    Abs.

    ResponderExcluir